POSTADO EM 02 jun 2021 · Projeto de Lei

Semana Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica

Programação deverá ser realizada na segunda semana do mês março de cada ano.

Autoria do Projeto de Lei 045/2012 é do vereador Eliel José (Podemos), o qual institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Senador Canedo a Semana Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica. A programação deverá ser realizada na segunda semana do mês de março de cada ano, coincidindo com o Dia Mundial do Rim.

De acordo com o parlamentar, a semana tem como objetivo realizar ações educativas e informativas para esclarecimento da população sobre a doença. A Doença Renal Crônica consiste na perda progressiva e irreversível das funções renais.

Segundo estimativas de institutos oficiais, cerca de 10% da população tem algum grau de perda da função renal. Ainda segundo a Sociedade de Brasileira de Nefrologia (SBN), esse percentual pode aumentar para 30% a 50% nas pessoas acima de 50 anos. “Na Câmara de Goiânia, projeto similar a este foi aprovado e muito bem aceito pela sociedade civil e pela comunidade médica”, afirmou o vereador Eliel. (Texto: Elisabete Teles, foto: Lucas Barros)