POSTADO EM 18 abr 2022 · Projeto de Lei

Projeto de Lei ampara pessoas com deficiência auditiva em Senador Canedo

De autoria do vereador Daniel Cardoso (PSC), o PL se estende às pacientes surdas, gestantes, ou que foram vítimas de violência doméstica ou sexual sexual, que estejam internadas, bem como em atendimento nas unidades de saúde de Senador Canedo. A proposta tem com o objetivo assegurar o direito à acompanhante ou atendente pessoal, preferencialmente, com formação em libras, além de profissionais capacitados para a garantia da boa comunicação e do acesso à informação.

A matéria, aprovada por unanimidade pelos vereadores, ressalta que as instituições de saúde devem proporcionar condições adequadas para a permanência do acompanhante junto à pessoa com deficiência auditiva ou surda em tempo integral.

Cardoso pediu apoio aos demais pares para aprovação do PL, durante a primeira sessão legislativa de abril, considerando de extrema relevância para as pessoas que dependem deste atendimento mais humanizado. “Tenho uma lista com 229 atendimentos com pessoas com deficiência auditiva, que foram atendidas na saúde, então devemos nos preocupar e pedir ao poder executivo que olhe para estes pacientes”, informou.

De acordo c vereador, os hospitais e prontos atendimentos deverão capacitar os profissionais de saúde e a equipe técnica para receberem os pacientes com deficiência auditiva e surdos, bem como proverem todos os meios de comunicação capazes de garantir o acesso à informação em formato acessível. (Redação: Elisabete Teles)