POSTADO EM 15 mar 2022 · Projeto de Lei

Câmara aprova reajuste de 33,24% para professores da rede municipal

Os vereadores de Senador Canedo aprovaram reajuste de 33,24% para professores da educação básica durante duas sessões extraordinárias na manhã desta terça-feira (15). No plenário, professores, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos, a secretária de Governo Mara Alves e o secretário da Casa Civil Emílio Marques acompanharam a votação que foi unânime entre os 15 parlamentares.

A correção dos vencimentos dos profissionais do Magistério Público segue à portaria do Governo Federal que estabelece o novo valor do Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. Em discurso, o presidente do Legislativo, Carpegiane Silvestre (sem partido), destacou o momento como um dia histórico e de extrema alegria para todos os vereadores, pela aprovação do PL, encaminhado pelo Poder Executivo, para apreciação da Casa de Leis e que visa valorizar os servidores públicos municipais e reconhecer todas lutas. “Digo que é com grande satisfação que aprovamos o PL, que concede reajuste de 33,24% aos profissionais do Magistério, e também o aumento do valor do auxílio alimentação dos servidores da Seinfra e de Endemias, de 12 para 16 reais. Vocês podem contar comigo pelo que vier pela frente”, reforçou.

O líder do Governo na Câmara, Robson Henrique (PROS), explicou que o Legislativo acompanhou de perto todas as reivindicações da categoria para aplicação do Piso Nacional, assim como o passo a passo e todos os trâmites. “Em vários outros municípios, as categorias estão na rua cobrando este Piso, e aqui em Senador Canedo, de forma bem organizada, discutiu-se e, hoje, está sendo colocado em votação o Projeto que autoriza esta correção”, ressaltou.

O parlamentar Edney Domingues (PSD) citou que, por meio das lutas que vêm as conquistas, parabenizando em seguida os professores e o Sindicanedo pela atuação em defesa dos profissionais e a busca por soluções junto ao Executivo e Legislativo.“Estou feliz por participar deste momento e conquista, pois jamais vamos nos furtar, uma vez que estamos aqui de passagem e vocês são permanentes”, lembrou.

O vereador Eliel José (Podemos) disse aos servidores que eles fazem toda diferença e a máquina andar. “Estamos vereadores, o Fernando está prefeito, mas vocês continuarão dentro deste município fazendo a diferença. Então têm o respeito desta Casa, prova disso que teríamos duas sessões, mas todos os vereadores concordaram fazer mais duas sessões para dá prazo de receberem ainda este mês”, completou.

A vice-presidente Welma Lira (Patriota), na 6ª sessão ordinária realizada nesta manhã, também falou sobre a valorização dos profissionais e parabenizou à equipe do prefeito por ter olhado com atenção para o servidor. “É um momento de comemoração, mas temos que continuar com a luta pela educação do município e reformas das escolas”, cobrou. (Por Elisabete Teles)